IMG_1676.jpg

BIOGRAFIA

Eu Jean Carlos Smekatz, nascido na cidade de  Rio Negro — PR, no dia 4 de abril de 1995. Logo quando nasci, minha mãe Solange Endler foi transferida para lecionar no interior de Mafra — SC, em que meu pai Sebastião Smekatz, comerciante, morava com seus familiares. Sou filho único de pais trabalhadores, aos 12 anos, mudo-me com minha mãe para o centro urbano da cidade, onde minha vida artística tem início em grupos de teatro da casa da cultura e escolas de dança. Atuei em peças de Shakespeare e Gil Vicente, além de apresentações de dança contemporânea em diversos festivais, como o Festival de dança de Joinville e a mostra paranaense de dança.


Em 2012, almejava estudar Dança na FAP/PR, mas lesionei meu joelho em uma coreografia intitulada “Pesadelo”, o que meses depois foi a razão para deixar os palcos.


Atento e criativo, ao cursar bacharelado em Design na UNIVILLE, que me mudo para a maior cidade do estado (Joinville) e começo a explorar novos horizontes. Foi na transferência para Design de Moda que uma nova fase começou, o que seria minha segunda grande paixão depois da arte. Resultando no meu primeiro contato com história da arte, com a vivência artística, as conexões, a criação do meu próprio repertório e o pensamento de pesquisa do fazer artístico.


Ao me formar, abordo a arte minimalista como ponto de partida para produção de moda, em minha tese de conclusão de curso. Inovei ao idealizar um espaço de cultura contemporânea e de economia criativa compartilhada. No projeto temporário, que se intitulou Híbrido Concept, fui um dos idealizadores e com minha bagagem e aptidão desenvolvemos um desmembramento chamado “garagem 274”, um espaço de arte contemporânea onde também exerci a direção artística das exposições da mesma. Em paralelo desenvolvi e tive a participação em inúmeros outros projetos que envolvem arte, cultura, design e moda, um deles marcante e curioso, o carnaval. Trabalhei em uma das escolas de samba mais antigas de Santa Catarina, a, Príncipes do Samba, Eu o então “artista-designer” desenvolvi como carnavalesco: roupas, acessórios, adereços, fantasias, alegorias e demais roupagens artísticas desse universo.


Hoje, desenvolvo um trabalho de marketing conectando o mercado às marcas de luxo internacionais, possuo em meu portfólio, diversos clientes como Tiffany & Co., Dolce & Gabbana e Fendi.


Tenho a determinação e a sensibilidade necessárias para desenvolver minha poética artística no cenário latino americano tendo como raízes minhas vivências pessoais e culturais.

Saiba mais